DPS, MAIS QUE UMA SIGLA IMPORTANTE NO CABAL
Bom, você se deparou em algum lugar com o termo DPS e não sabe o que significa?
DPS é uma sigla, vinda do inglês, para Damage Per Second (Dano Por Segundo, em português).
Tendo calculado o DPS de duas ou mais skills, você pode comparar pra ver qual delas tem um potencial de dano maior, visto que comparar o dano bruto causado não é tão eficiente devido as diferenças nos tempos de lance.
Como calcular o DPS?
Antes de mostrar o cálculo do DPS em si, olhemos para o sistema de danos do Cabal.
Aqui, caso você acerte sua técnica no inimigo, você tem duas possibilidades: Ou causa um dano normal, ou causa um dano crítico. Isso está relacionado com a Taxa Crítica do seu personagem. Como sabemos, o limite para essa Taxa Crítica é de 50%, mas não são todos que conseguem atingir esse valor. Portanto, a Taxa Crítica também é uma variável quando queremos calcular o DPS, visto que ela afeta diretamente a quantidade de dano causado.
Sabendo disso, passemos para o próximo passo. Suponha que vamos calcular o DPS de uma skill que tenha, por exemplo, 2.5 segundos de lance. A fórmula básica para calcular o DPS, como o próprio nome já sugere, é dividir o dano causado pelo tempo gasto no lance da técnica. Portanto, se sua técnica causa 2500 de dano, dividindo pelos 2.5 segundos, teríamos 1000 de DPS, certo?!
Errado.
Como eu disse, a chance de acertar um crítico também deve ser levada em conta para um bom cálculo de DPS. Afinal, queremos avaliar o potencial de causar estrago de uma técnica, porque deixaríamos a possibilidade de acertar um crítico de fora desse 'potencial'?
Pulando um pouco para conceitos de Matemática e Estatística, um bom modo para calcular a Média de Dano levando em conta os críticos seria a Média Ponderada. Não é algo muito complicado de se calcular.
Tendo em mãos os valores do dano normal causado, do dano crítico causado (note que ambos os danos devem ser observados em monstros iguais para não ter diferenças provenientes da defesa dos monstros) e o valor da Taxa Crítica do seu personagem, é só fazer um uso rápido da calculadora do windows.
Usando exemplos novamente, vamos pegar aquela mesma técnica que havia causado 2500 de dano em um monstro. Esse é o dano normal. Usei a skill novamente no mesmo monstro e acertei um crítico de 4300. Ótimo, já tenho os dois valores de danos. Agora, observo a Taxa Crítica do meu personagem. Suponhamos que ele tenha 35% de Taxa Crítica.
Após ter esses valores, faço o seguinte:
[(Dano crítico) x (Taxa Crítica) + (Dano normal) x (100 - Taxa Crítica)] / 100
Explicando a fórmula:
Você estará multiplicando a chance de acertar um dano crítico pelo próprio dano crítico e somando esse valor com o produto do dano normal pela chance de se acertar um dano normal (100 - Taxa Crítica). Depois, tudo isso será dividido por 100.
Calculando a Média de Dano para o nosso exemplo:
Média de Dano = [(4300) x (35) + (2500) x (65)] / 100
Média de Dano = [150500 + 162500] / 100
Média de Dano = [313000] / 100
Média de Dano = 3130
Pronto, achamos um valor estimado para a Média de Dano causado pela técnica que leva em conta a chance e o dano causado quando acertamos um crítico. Para terminarmos nosso cálculo de DPS, só resta dividir esse resultado pelo tempo de lance (2.5 segundos, no nosso exemplo).
Portanto, 3130 / 2.5 = 1252
Como podemos ver, o valor difere daquele valor calculado somente com o dano normal. Essa fórma de calcular o DPS, apesar de um pouco mais demorada, leva em conta todo o potencial do personagem, além de avaliar melhor skills com características especiais, como o Disparo Crítico.
Resumindo tudo:
DPS = Média de Dano / Tempo de Lance
Média de Dano = [(Dano crítico) x (Taxa Crítica) + (Dano normal) x (100 - Taxa Crítica)] / 100
DPS é uma sigla, vinda do inglês, para Damage Per Second (Dano Por Segundo, em português).
Tendo calculado o DPS de duas ou mais skills, você pode comparar pra ver qual delas tem um potencial de dano maior, visto que comparar o dano bruto causado não é tão eficiente devido as diferenças nos tempos de lance.
Como calcular o DPS?
Antes de mostrar o cálculo do DPS em si, olhemos para o sistema de danos do Cabal.
Aqui, caso você acerte sua técnica no inimigo, você tem duas possibilidades: Ou causa um dano normal, ou causa um dano crítico. Isso está relacionado com a Taxa Crítica do seu personagem. Como sabemos, o limite para essa Taxa Crítica é de 50%, mas não são todos que conseguem atingir esse valor. Portanto, a Taxa Crítica também é uma variável quando queremos calcular o DPS, visto que ela afeta diretamente a quantidade de dano causado.
Sabendo disso, passemos para o próximo passo. Suponha que vamos calcular o DPS de uma skill que tenha, por exemplo, 2.5 segundos de lance. A fórmula básica para calcular o DPS, como o próprio nome já sugere, é dividir o dano causado pelo tempo gasto no lance da técnica. Portanto, se sua técnica causa 2500 de dano, dividindo pelos 2.5 segundos, teríamos 1000 de DPS, certo?!
Errado.
Como eu disse, a chance de acertar um crítico também deve ser levada em conta para um bom cálculo de DPS. Afinal, queremos avaliar o potencial de causar estrago de uma técnica, porque deixaríamos a possibilidade de acertar um crítico de fora desse 'potencial'?
Pulando um pouco para conceitos de Matemática e Estatística, um bom modo para calcular a Média de Dano levando em conta os críticos seria a Média Ponderada. Não é algo muito complicado de se calcular.
Tendo em mãos os valores do dano normal causado, do dano crítico causado (note que ambos os danos devem ser observados em monstros iguais para não ter diferenças provenientes da defesa dos monstros) e o valor da Taxa Crítica do seu personagem, é só fazer um uso rápido da calculadora do windows.
Usando exemplos novamente, vamos pegar aquela mesma técnica que havia causado 2500 de dano em um monstro. Esse é o dano normal. Usei a skill novamente no mesmo monstro e acertei um crítico de 4300. Ótimo, já tenho os dois valores de danos. Agora, observo a Taxa Crítica do meu personagem. Suponhamos que ele tenha 35% de Taxa Crítica.
Após ter esses valores, faço o seguinte:
[(Dano crítico) x (Taxa Crítica) + (Dano normal) x (100 - Taxa Crítica)] / 100
Explicando a fórmula:
Você estará multiplicando a chance de acertar um dano crítico pelo próprio dano crítico e somando esse valor com o produto do dano normal pela chance de se acertar um dano normal (100 - Taxa Crítica). Depois, tudo isso será dividido por 100.
Calculando a Média de Dano para o nosso exemplo:
Média de Dano = [(4300) x (35) + (2500) x (65)] / 100
Média de Dano = [150500 + 162500] / 100
Média de Dano = [313000] / 100
Média de Dano = 3130
Pronto, achamos um valor estimado para a Média de Dano causado pela técnica que leva em conta a chance e o dano causado quando acertamos um crítico. Para terminarmos nosso cálculo de DPS, só resta dividir esse resultado pelo tempo de lance (2.5 segundos, no nosso exemplo).
Portanto, 3130 / 2.5 = 1252
Como podemos ver, o valor difere daquele valor calculado somente com o dano normal. Essa fórma de calcular o DPS, apesar de um pouco mais demorada, leva em conta todo o potencial do personagem, além de avaliar melhor skills com características especiais, como o Disparo Crítico.
Resumindo tudo:
DPS = Média de Dano / Tempo de Lance
Média de Dano = [(Dano crítico) x (Taxa Crítica) + (Dano normal) x (100 - Taxa Crítica)] / 100
Tirado de: Guilda PavillioN - Cabal Online Brasil :: Guilda PavillioN :: DICAS E TUTORIAIS
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